Gritos de angústia é um excelente nome para o álbum de estreia de uma banda de death metal formada no final da década de 1980. Pois Screams of Anguish é o primeiro álbum da banda americana Brutality. Com certeza um trabalho que passou batido frente aos lançamentos anteriores de bandas como Cannibal Corpse, Morbid Angel, Carcass, Death, Deicide, Obituary, entre tantas outras do mesmo estilo, mas que ficou marcado na minha história porque foi um dos primeiros álbuns que comprei, certamente o primeiro de death metal. Entretanto, eu jamais tinha ouvido falar da banda, porém, a capa do LP me chamou a atenção na loja em meio aos álbuns das bandas acima citadas enquanto “sujava os dedos” vasculhando o acervo disponível. Como de costume, pedi para ouvir alguns trechos deste disco antes de comprá-lo porque estava buscando algo novo. Após a audição, este e Soul Of A New Machine do Fear Factory foram as aquisições do mês.
Naquela época, uma vez por mês, exatamente na semana do pagamento de salários da empresa em que trabalhava, era a oportunidade de me deslocar de Cachoeirinha, meu município, para o centro de Porto Alegre com o intuito de visitar as lojas de discos. Na manhã em questão, a loja foi a Megaforce. Essa pequena lojinha situada em uma galeria na área central da capital gaúcha era o local onde comprávamos camisetas de bandas, LPS, CDs e fitas K7 e de lambuja conhecíamos algumas pessoas com gostos musicais similares. Havia outros pontos onde o pessoal se encontrava para trocar reportagens de revistas e interagir no cenário underground ficando sabendo dos shows e eventos dos arredores. É bom ressaltar que não havia internet e mal conseguíamos falar por telefones residenciais (para aqueles que possuíam uma linha), já que os celulares eram relíquias e utilizávamos os chamados “orelhões” (telefones públicos).
Pois, naquele sábado chuvoso em que saí acompanhado de um primo, cheguei em casa ansioso para ouvir na íntegra minhas duas novas aquisições. Quando coloquei o LP Screams of Anguish, eu pude confirmar todas as expectativas geradas na pequena degustação na loja. A banda mistura elementos de death e doom metal com inserções acústicas ou de teclados, criando aspectos de “luz e sombra” muito interessantes para a concepção do álbum. Há muitos solos de guitarras com passagens instrumentais bem elaboradas e o tradicional vocal de monstro. Mas o que mais chamou a atenção foi a qualidade musical dos instrumentistas e a produção de altíssimo nível para uma banda que estava debutando em vinil. São 10 faixas de um death metal altamente técnico e com variedades sonoras bem mais amplas do que pode ser ouvido em outros nomes tradicionais do estilo.
Nunca consegui entender muito bem por que a banda não se consolidou como um dos gigantes do metal extremo. Talvez o surgimento tardio tenha pegado o cenário já saturado, mas o Fear Factory, que surgira na mesma época, conseguiu notoriedade, o que contraria essa tese. Não sei como era a banda ao vivo, mas depois soube que tiveram problemas de relacionamento entre os integrantes e o álbum seguinte não confirmou as expectativas geradas pelo primeiro. O fato é que Scream Of Anguish do Brutality é tão bom quanto Deicide do Deicide, Blessed Are The Sick do Morbid Angel e Tomb Of The Mutilated do Cannibal Corpse, figurando na minha lista dos 10 melhores álbuns do gênero. Vale à pena conferir de perto. Clique aqui e adquira o álbum.
Ama música, mas não sabe nada sobre teoria musical. Clique no link abaixo e adquira o e-book que preparei com todos os conceitos e fundamentos necessários para conhecer a linguagem musical e iniciar sua jornada de aprendizado.
Quer aprender a tocar guitarra, mas acha que o conteúdo na internet está muito desorganizado e você não confia nos anúncios que vê? Clique no link abaixo e conheça KR Guitarra Original e comece a estudar agora mesmo.
Comments