Há 5 pontos de atenção para que um indivíduo tenha uma vida ao menos bem equilibrada de acordo com suas características pessoais e culturais dentro de suas necessidades. Estes aspectos comuns a toda e qualquer pessoa parecem óbvios, até por isso são relegados a um segundo plano e até negligenciados por não significarem algo extraordinário. É comum a maioria das pessoas buscar fazer ajustes finos focando em algo mais específico e acabar esquecendo outros seguimentos de sua vida até mais importantes. Hora direcionam suas energias para projetos profissionais e abrem mão do resto. A lista das prioridades contém: cuidados com a saúde física, com a saúde mental, com a saúde emocional, com saúde espiritual e com a saúde financeira. A palavra saúde, aqui está empregada como áreas que estão obtendo constantes manutenções e atualizações. Mas para que isso faça sentido, será necessário explicar cada um destes pontos de forma genérica.
A saúde física está muito em voga hoje em dia, já que a medicina tem avançado muito em tratamentos com células tronco e a população mundial nunca esteve tão atenta aos seus corpos como mostram as grandes quantidades de academias lotadas, o alto consumo de roupas esportivas e o imenso número de postagens nas redes sociais promovendo exercícios físicos, dietas e suplementos. Tudo isso em prol de uma vida mais saudável, pois já se compreendeu que com o avanço científico e as condições estruturais mais confortáveis, a expectativa de vida tende a aumentar, mas sem garantias de qualidade, podendo oferecer um envelhecimento repleto de transtornos que podem ser evitados. Não sugiro aqui nenhuma lista de personal trainer, mas atividades físicas regulares, alimentação mais saudável, consumo adequado de água e práticas de descompressão nunca foram tão úteis e tão aceitos socialmente. À sua maneira, todos devem buscar os melhores meios para manter a saúde física em dia.
A saúde mental tem a ver com se livrar quase que completamente do lixo produzido pela mídia convencional e compartilhado nas redes sociais. Os veículos tradicionais, por conta da própria sobrevivência, buscam promover desgraças para impactar emocionalmente as pessoas e atraírem sua atenção, o que conquista patrocinadores financeiros. Tragédias tem prioridade em qualquer discussão de pauta em redações. Celebridades e políticos também fazem de tudo para impor à população o total estado de estresse. Não à toa, jornalistas e políticos se encontram nas camadas mais baixas da sociedade em termos de ética, valor prático e qualidade profissional, ficando acima apenas de criminosos comuns como ladrões, assassinos e estupradores. Direcionar a atenção para literatura de qualidade, mesmo que seja técnica para o desenvolvimento em alguma área específica é muito mais útil do que prestar atenção em qualquer tipo de jornalismo seguimentado.
Conseguindo equilibrar cuidados com a saúde física e mental, já não há tanto prejuízo em relação à saúde emocional, mas os relacionamentos precisam estar em ordem, sem crises, mágoas, armadilhas e situações de conflito. Entenda-se aqui por relacionamentos qualquer convício interpessoal seja com colegas de trabalho ou escola, familiares, amigos e vizinhos. Porém, o relacionamento mais sensível é consigo mesmo. Por isso, aprender a se perdoar, se colocar em primeiro lugar sem deixar de exercer a empatia é uma ótima maneira de se manter saudável emocionalmente, até porque, desafios são inevitáveis. Estar constantemente em desenvolvimento para se tornar cada vez melhor é uma forma muito eficiente de se sentir bem consigo mesmo.
A saúde espiritual nada tem a ver com religião especificamente e sim com o pertencimento a algo maior. Por exemplo, se sentir fazendo parte de algum movimento considerado por si só como sendo muito importante. Aí pode entrar uma comunidade religiosa, um time relevante em alguma área ou mesmo se vendo como parte significativa de um todo mais abrangente, mas estes são os meios. Estar bem espiritualmente é poder se sentir contribuindo para alguma causa nobre e que traga como retribuição a gratidão de terceiros e a paz interior. Ações filantrópicas ajudam neste caso em especial.
Por último, a saúde financeira depende muito do sucesso particular em um empreendimento profissional, seja como empregado, prestador de serviços ou empresário. Ser saudável financeiramente não é simplesmente acumular muito dinheiro, e sim receber o máximo possível fazendo aquilo que tem por paixão, chamado, propósito ou significância de maneira honesta e espontânea. Não é a riqueza material e sim poder viver de forma digna sem precisar se violentar em uma atividade que se detesta em troca de um salário. É claro que este tema, assim como os demais, é muito mais abrangente e profundo, mesmo assim, é o menos significativo dos cinco.
Agora que os 5 pontos foram explicados, eles devem ser considerados como pequenos vasos de planta que precisam ser regados de forma adequada para que não causem problemas emergenciais. A saúde física é o primeiro aspecto porque a doença costuma tirar a paz mental, afetar emocionalmente e drenar recursos importantes. A saúde mental parte por zelar pela saúde física ao evitar estresse e ocupar a inteligência de forma propositiva e não reativa. Com essas duas equilibradas e se beneficiando mutuamente, as emoções ficam mais amenas e ajudam a tornar os relacionamentos mais brandos, já que somos criaturas sociais. Por fim, o equilíbrio financeiro acaba sendo o resultado natural dos demais, pois um profissional saudável em todas essas áreas é muito mais valioso no mercado.
Em cima do que foi falado, não há dicas pontuais para que se consiga se manter de forma equilibrada zelando por cada um destes aspectos, afinal, todos nós temos realidades diferentes, preferências e estamos em períodos distintos de nossas jornadas. O importante é ter bem claro que não importa qual seja a prioridade de momento, seja um relacionamento, um desafio profissional, uma limitação física ou a falta de tempo para relaxar e estudar, nenhuma destas áreas pode ser deixada de lado, pois a negligência cobra um preço muito alto.
Ama música, mas não sabe nada sobre teoria musical. Clique no link abaixo e adquira o e-book que preparei com todos os conceitos e fundamentos necessários para conhecer a linguagem musical e iniciar sua jornada de aprendizado.
Quer aprender a tocar guitarra, mas acha que o conteúdo na internet está muito desorganizado e você não confia nos anúncios que vê? Clique no link abaixo e conheça KR Guitarra Original e comece a estudar agora mesmo.
Comments